SÉRIE SOBRE OS PROFESSORES: ENTREVISTA COM WAGNER DANTAS

#Especial dia dos professores: Entrevista com Wagner Dantas

O principal intuito desta homenagem é mostrar um pouco da história e o perfil dos professores que fazem parte da Faculdade Lourenço Filho.

Wagner Dantas ( Foto: Arquivo Pessoal)

Wagner Viana Dantas é coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Lourenço Filho e leciona a disciplina de Análise de Custos. Mestre em Contabilidade e Controladoria (USP) e bacharel em Administração de Empresas (UECE).

WAGNER DANTAS: O professor é o profissional responsável em transmitir conhecimentos e compartilhar experiências relacionadas com a disciplina que ministra. Para tanto, deve estar sintonizado com as mudanças do quotidiano de sua área de atuação e procurando sempre sugerir direções para o melhor caminho a ser trilhado.

FLF: Qual o motivo que te levou a escolher ser professor?

WAGNER DANTAS:  A dedicação à vida acadêmica foi bem natural e surgiu após a conclusão do mestrado. No início, a profissão foi muito motivadora pelos desafios enfrentados, tornando-se, em seguida, apaixonante por poder contribuir de alguma forma para a formação profissional de muitos estudantes que, hoje, desempenham com enorme sucesso suas funções no mercado de trabalho.

FLF: Qual foi o maior desafio que enfrentou, ao longo da jornada como professor (a)?

WAGNER DANTAS: Os desafios marcam a vida do professor, porque sempre nos deparamos com situações diferentes diariamente. Dentre as marcantes, podemos citar aquelas relacionadas com o crescimento do aprendizado do aluno no decorrer das avaliações.

FLF: Relate alguma história marcante vivida em sala de aula?

WAGNER DANTAS: Uma história marcante fica por conta de uma exposição em seminário na disciplina de Teoria da Contabilidade. O estudante, bastante exaurido durante a sua exposição e nervoso quanto aos questionamentos realizados por seus colegas de turma, entrou em pânico e deixou a sala de aula em prantos. Hoje, o referido estudante é um professor brilhante dessa disciplina.

WAGNER DANTAS: Como a minha área de atuação é a Controladoria, a disciplina que mais me identifico é a de Análise de Custos, a qual ministro atualmente na FLF.

WAGNER DANTAS: A recompensa vem do reconhecimento dos ex-alunos, quando enfatizam que você privilegiou o conhecimento como vetor decisivo para o seu crescimento profissional.

WAGNER DANTAS: Daqui a 10 anos estarei aposentado e praticando kitesurf.

FLF: Como você era na época de aluno (a)?

WAGNER DANTAS: A minha postura como aluno está relacionada com o meu signo de aquário. Perfeccionista, questionador, crítico, pouco emocional e não tolerava atitudes preconceituosas.

WAGNER DANTAS: Fora da sala de aula, gosto da convivência e das celebrações familiares, de encontrar amigos para uma boa conversa e troca de ideias, de praia e das viagens que programo com antecedência. Nas horas vagas, sou viciado em cinema e gosto, também, de uma boa leitura.

Esta foi mais uma entrevista, para dar continuidade à série sobre os professores. No decorrer deste mês de outubro, virão muitas outras entrevistas que farão parte da homenagem que estamos realizando a estas pessoas que fazem parte do crescimento acadêmico dos nossos alunos.

Obrigada ao professor Wagner Dantas pela participação!