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Comércio Exterior

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Objetivos

O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia Lourenço Filho é contribuir, a partir do desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes fundamentais, na efetiva formação de pessoas aptas a exercerem com eficiência e senso crítico as funções de comércio exterior, capazes de assumir posições de liderança nas organizações e comprometidas com a atualização permanente, com os princípios éticos que norteiam a profissão e com o desenvolvimento econômico-social do país.

Objetivos Específicos

Para tanto, o curso tem como objetivos específicos:

(i) Proporcionar aos alunos oportunidades para desenvolverem a capacidade de raciocínio lógico e abstrato, a fim de refletirem a respeito da heterogeneidade das demandas sociais e organizacionais e de analisarem o contexto geral em que estão inseridos, tornando-se capazes de renovar continuamente suas competências, a partir de um processo de auto-aprendizado;
(ii) Possibilitar aos alunos uma efetiva compreensão dos modernos instrumentos e técnicas de gestão e despertar a capacidade de liderança e o espírito empreendedor dos mesmos;
(iii) Criar condições para a assimilação da visão estratégica na condução das organizações e estimular um olhar crítico da realidade organizacional e sócio-econômica;
(iv) Através da consolidação de um perfil multidisciplinar, formar profissionais capazes de compreender as inter-relações das diferentes áreas da organização e, mesmo possuindo uma especialidade dentro desta, conhecer as implicações de suas ações no todo organizacional.

Perfil de egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior deverá desenvolver em seus futuros egressos o seguinte conjunto de competências e habilidades fundamentais, e incentivar um conjunto de valores/atitudes importantes ao moderno profissional, que será apresentado em seguida.

Competências e habilidades fundamentais ao egresso do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior

1. Possuir uma visão global e sistêmica dos ambientes interno e externo às organizações;
2. Capacidade de pensar estrategicamente e analiticamente, de modo antecipar ameaças e oportunidades;
3. Pensar e agir de modo criativo e inovador diante dos diferentes contextos organizacionais, econômicos e sociais;
4. Desenvolver raciocínio lógico e abstrato, e compreender relações causais entre os fenômenos;
5. Capacidade para realizar consultoria em Comércio Exterior;
6. Capacidade de comunicar-se com clareza e utilizar a linguagem oral e escrita de modo adequado aos diferentes contextos organizacionais;
7. Habilidade para criar, desenvolver e analisar sistemas de informação e controle gerencial, utilizando-se de inovações tecnológicas e considerando os impactos organizacionais;
8. Capacidade de auto-aprendizado, iniciativa e empreendedorismo;
9. Aplicação criativa dos conhecimentos de comércio exterior;
10. Capacidade de tomar decisões e de avaliar riscos e viabilidade de projetos em comércio exterior, além de implementá-los e consolidá-los em organizações;
11. Compreensão das relações humanas nas organizações, capacidade de liderar/trabalhar em equipes multidisciplinares e de delegar responsabilidades;
12. Organização e planejamento do trabalho;
13. Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças na organização e no mercado, e absorção de novas tecnologias;
14. Capacidade de promover mudanças e desenvolvimento social;
15. Conhecimento e domínio dos processos e técnicas de comércio exterior;
16. Capacidade de busca e processamento de informações;
17. Elaborar políticas e métodos visando o crescimento empresarial, pautado nos resultados e/ou na lucratividade;
18. Desenvolver processos de geração, organização, acesso e uso de informações que facilitem a gestão do conhecimento das organizações;
19. Desenvolver a capacidade de gestão de diferentes configurações organizacionais e de processos de mudanças.

Valores e atitudes fundamentais ao egresso do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior

1. Comprometimento com a ética pessoal e profissional e com a construção de valores que explicitem a responsabilidade social;
2. Proatividade e iniciativa na busca de soluções;
3. Abertura às mudanças;
4. Curiosidade, competitividade e visão empreendedora;
5. Compromisso com o aperfeiçoamento profissional e com a educação continuada, e valorização do auto-aprendizado;
6. Persistência na busca de seus objetivos e do crescimento pessoal, autoconfiança e disciplina;
7. Espírito de cooperação e colaboração na atividade profissional;
8. Sensibilidade para perceber mudanças e dinamismo para executá-las;
9. Compromisso com o bem-estar e progresso social e econômico da região e do país.

Missão do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia Lourenço Filho visa formar cidadãos com capacidade de operar e transformar os métodos, técnicas e tecnologias de Comércio Exterior, atuando ativamente no desenvolvimento das organizações e da sociedade.

A Faculdade de Tecnologia Lourenço Filho pretende ser reconhecida como uma instituição de referência no cenário educacional cearense, através do aprimoramento contínuo de suas atribuições acadêmicas, da responsabilidade social, da satisfação dos seus participantes e da sustentabilidade econômico-financeira.

Perguntas Frequentes

O que é ser um profissional de comércio exterior?

O profissional de comércio exterior é o responsável analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais. Esse profissional produz relatórios sobre os mercados mais promissores, identifica as necessidades de clientes ou fornecedores, presta assessoria quanto à métodos técnicos e projetos do meio globalizado, organiza procedimentos para a transação, importação e exportação, além de definir o meio de transporte mais adequado para a efetivação do negócio em cada caso e atuar como despachante aduaneiro. Também é responsabilidade do profissional de comércio exterior o estudo dos contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas, além de atuar também em empresas de logística internacional.

Quais as características necessárias para ser um profissional de comércio exterior?

Para ser um profissional de comércio exterior é necessário, além do inglês obrigatório, ter domínio, no mínimo, de mais um idioma estrangeiro. Conceitos de administração, economia, relações internacionais e direito, além dos que o curso proporciona são interessantes para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Manter-se sempre informado sobre a política externa, as relações entre os países e a economia mundial. Outras características necessárias são:

* Disponibilidade de horários e para viajar
* Habilidade para lidar com as pessoas
* Boa comunicação
* Habilidade para negociar
* Capacidade de persuasão
* Autocontrole
* Responsabilidade
* Ser eloqüente
* Dominar bem os idiomas e falar corretamente o português
* Capacidade de tomar decisões
* Saber trabalhar sobre pressão
* Habilidade de mediação
* Capacidade de organização
* Manter-se sempre atualizado por meio de cursos

Qual a formação necessária para se tornar um profissional de comércio exterior?

Para ser um profissional de comércio exterior é necessário diploma de curso superior de tecnologia em Comércio Exterior, com a duração média de dois a quatro anos, que visa formar tecnólogos com competência e habilidade para atender às demandas das empresas contratantes, além de incentivar a capacidade de compreensão dos processos do comércio exterior. Algumas matérias que compõe a grade curricular do curso são: (DISCIPLINAS DO CURSO) entre outras. O conhecimento de idiomas também é parte na formação acadêmica, além do inglês obrigatório, é muito recomendável o domínio de outro idioma estrangeiro.

Quais as principais atividades?

* Mediar comercializações internacionais
* Analisar as tendências de mercado
* Identificar os mercados mais promissores
* Prestar assessoria aos investidores, identificando programas de investimento rentáveis e planejando negócios
* Produzir relatórios sobre a economia e as trocas comercias internacionais
* Realizar o acompanhamento de processos de importação e exportações para empresas públicas ou privadas
* Elaborar estratégias de mercado e marketing
* Orientar empresas públicas ou privadas em técnicas e estratégias de atrair clientes internacionais
* Assessorar clientes em trocas e negociações no exterior
* Negociar transações internacionais
* Acompanhar a transação até o final, escolhendo inclusive o tipo de transporte mais adequado à cada mercadoria
* Identificar as necessidades dos negociantes, adaptando a elas contratos de compra e venda
* Estuda contratos de financiamento
* Define a cotação da moeda
* Realizar trabalhos como despachante aduaneiro
* Planejar projetos em empresas de logística

Quais as áreas de atuação e especialidades?

Empresas privadas: assessorando investidores, analisando os mercados mais promissores, estudando contratos internacionais, produzindo relatórios das tendências de mercado, acompanhando negociações internacionais e especificando as condições até o final da transação e avaliando o cenário mundial, dando diretrizes aos clientes à respeito da economia e das relações entre as nações, assim, analisando as possibilidades de negócios;

Empresas públicas: produzindo relatórios de mercado, avaliando condições para negócios governamentais, acompanhando a transação até o final, analisando contratos, orientando empresas públicas quanto a técnicas de mercados globalizados, realizar negociações de acordos bilatérias ou multilaterais, tratar de assuntos técnicos de mercados globalizados e de acordos entre nações, pode atuar em blocos econômicos ou em uniões aduaneiras como o Mercosul, ou a União Européia.

Empresário: pode atuar por conta própria, prestando assessoria e consultoria em sua área;

Ensino: pode atuar como professor ou até mesmo dando palestra sobre o mercado internacional.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o profissional de comércio exterior se expande cada dia mais, isso porque a globalização forma um mundo onde as distâncias tendem sempre a diminuir e onde por meios imateriais (como a internet e o telefone) podem ser realizados inúmeros tipos de negociações, essa “aldeia global”, demanda sempre mais profissionais para trabalhar nesse mercado. Com o aumento do volume das transações efetuadas entre empresas, públicas ou privadas, brasileiras e o restante do mundo, a necessidade de profissionais qualificados para o setor também aumenta. Para se destacar no mercado, além do inglês fluente é necessário no mínimo, o conhecimento de outro idioma. Cursos de pós-graduação, qualificação, especialização ou experiências no exterior também são muito bem vindos.

Quais os pontos Positivos da Profissão de Comércio Exterior?

A possibilidade de atuar internacionalmente é com certeza uma experiência sensacional para qualquer profissão. Ter conhecimento voltado para esta área abre ampla vantagem de atuação para o profissional, podendo ser inserido no mercado de trabalho de diversos países.

INFORMAÇÕES CURRICULARES

O currículo do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia Lourenço Filho foi estruturado em módulos, previstos para serem integralizados em, no mínimo, quatro semestres. A duração total do curso perfaz 2.000 horas/aula, dentre as quais 40 horas dedicadas a Atividades Complementares, 120 horas referentes à elaboração de Projeto Integrado Multidisciplinar, 80 horas para elaboração de Plano de Negócios e 160 horas para a Prática de Estágio. Do total de 1.600 horas relativas às atividades de ensino, 20% serão ofertados sob sistema de Ensino à Distância – EAD, totalizando 320 horas.

MÓDULO I
Português e Comunicação Empresarial
Fundamentos de Comércio Exterior
ORGANIZAÇÕES E MODELOS DE GESTÃO
Economia e Mercados
Métodos Quantitativos
Atividades Complementares I
MÓDULO II
Matemática Financeira
Logística Internacional
Legislação Aduaneira e Tributária
Relações Humanas e Liderança nas Organizações
Inglês Instrumental
Negociação em Comércio Exterior
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Atividades Complementares II
MÓDULO III
Gestão Financeira
Informática Aplicada ao Comércio Exterior
Sistemática de Exportação
Sistemática de Importação
Marketing Internacional
Contratos Internacionais
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Atividades Complementares III
MÓDULO IV
Práticas Financeiras e Cambiais em Comércio Exterior
Gestão Estratégica do Comércio Exterior
Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios
Ética e Responsabilidade Social
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Seminários de Questões Contemporâneas
Atividades Complementares IV
Eletiva

MAIS INFORMAÇÕES

Matriculas
Turno Noturno (Valores)
Mensalidade R$ 439,00
Transferido/Graduado R$ 263,40
Ex-alunos CLF e VEGA R$ 285,35
Enem/Convênios R$ 329,00
Duração 2 anos
* VÁLIDO SOMENTE PARA ALUNOS NOVATOS 2017.1 **Para matriculados até 10/11/2016