Administração

Objetivos

  • Compreender os instrumentos e técnicas da Administração;
  • Despertar o espírito empreendedor;
  • Assimilação da visão estratégica das organizações sob um olhar crítico;
  • Compreender as inter-relações das diferentes áreas da organização.

Perfil de egresso

  • Capacidade de auto-aprendizagem;
  • Liderança e senso empreendedor;
  • Domínio de novas ferramentas tecnológicas e de gestão;
  • Capacidade de atuar em organizações públicas ou privadas de diferentes setores;
  • Adaptabilidade às mudanças do ambiente organizacional, econômico, político e social.

Missão do curso

Formar cidadãos com capacidade de atuar no desenvolvimento das organizações, da sociedade e da própria Ciência da Administração.

Conheça o corpo docente do curso de administração

1º SemestreCarga Horária
Português e redação empresarial
Sociologia
Fundamentos de administração
Matemática I
Filosofia e ética em administração

 

2º SemestreCarga Horária
Matemática II
Teoria Geral da administração
Instituições de direito
Fundamentos de economia
Fundamentos de psicologia

 

3º SemestreCarga Horária
Economia empresarial
Estatística aplicada à administração
Psicologia organizacional
Fundamentos de contabilidade
Organização, sistemas e métodos

 

4º SemestreCarga Horária
Administração de recursos humanos
Análise de custos
Matemática financeira
Legislação comercial e tributária
Marketing I

 

5º SemestreCarga Horária
Marketing II
Métodos quantitativos
Finanças I
Sistemas de informação empresarial
Estágio supervisionado
Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática de estágio I

 

6º SemestreCarga Horária
Estratégia empresarial
Finanças II
Administração da produção e operações
Pesquisa de mercado
Laboratório de gestão empresarial
Legislação social e trabalhista
Prática de estágio II

 

7º SemestreCarga Horária
Empreendedorismo
Logística e materiais
Controladoria e finanças
Metodologia da pesquisa
Jogos de empresa
Técnicas de negociação
Elaboração e análise de projetos
Prática de estágio III

 

 

8º SemestreCarga Horária
Tópicos em gestão estratégica
Trabalho de conclusão do curso
Disciplina optativa I
Disciplina optativa II
Disciplina optativa III
Disciplina optativa IV
Atividades Complementares
Laboratório de gestão empresarial

O que é ser um profissional de administração?

É fazer parte de todo o planejamento, execução e controle das mais diversas rotinas organizacionais. É aquele capaz de identificar e solucionar problemas que ocorrem dentro do contexto das organizações. O profissional de administração precisa acima de tudo possuir o espírito empreendedor onde está sempre inovando nas mais diversas soluções.

Quais as características necessárias para ser um profissional de administração?

Um bom profissional de administração deve possuir:

  • Capacidade de tomar decisões e de avaliar riscos;
  • Compreensão das relações humanas nas organizações;
  • Capacidade de liderar/trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Capacidade de analisar, avaliar, implementar, implantar e administrar sistemas e métodos na organização;
  • Capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças na organização e no mercado;
  • Capacidade de promover mudanças e desenvolvimento social;
  • Conhecimento e domínio dos processos e técnicas de negociação;
  • Possuir uma visão global e sistêmica dos ambientes interno e externo às organizações;

Qual a formação necessária para se tornar um profissional de administração?

O profissional de administração tem à sua disposição cursos de bacharelado e tecnólogos nas mais diversas áreas como marketing e recursos humanos. Além disso deve ter domínio pleno de ferramentas gerenciais como ERP, CRM dentre outras. Como formação complementar o uso de softwares de simulação e planilhas eletrônicas. A fluência em língua estrangeira, principalmente o inglês permite boas oportunidades em empresas que atuam no mercado exterior.

Quais são as principais atividades exercidas por um administrador?

O profissional de administração pode exercer as atividades abaixo relacionadas:

  • Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal;
  • Administração Mercadológica (Empresas de Publicidade); Pesquisa de Mercado;
  • Recrutamento e Seleção de Pessoal (Concurso Público);
  • Administração, Assessoria e Consultoria Técnica Organizacional;
  • Consultoria e Assessoria Administrativa;
  • Assessoria, Consultoria e Auditoria Administrativa;
  • Organização, Análise, Métodos e Programas de Trabalho;
  • Locação de Mão de Obra;
  • Administração Hoteleira e de Turismo;
  • Administração de Bens de Terceiros;

Quais as áreas de atuação e especialidade?

  • Administração financeira
  • Administração mercadológica
  • Administração da produção e logística
  • Administração de materiais
  • Administração de recursos humanos
  • Administração de comércio exterior

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho vem crescendo perceptivelmente haja vista a quantidade de cursos de administração no país e a grande necessidade de profissionais que possam tomar diariamente decisões estratégicas relevantes que possam conduzir as organizações ao sucesso.

Quais os pontos prioritários da profissão de administrador?

A boa formação é fundamental além da atualização frequente nas novas ferramentas organizacionais e uma acurada percepção do mercado. Outro aspecto é a resiliência, ou seja, a capacidade de adaptar-se às mais diversas áreas organizacionais quer sejam no âmbito público quer sejam no privado.